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09/01/2020

Formatos do rosto

 Formatos do rosto

As oito formas de rosto admitidas, de modo geral, são assim classificadas: oval, redondo, retangular, quadrado, triangular, triangular invertido, hexagonal e losango.

Para os especialistas em rosto, a forma ideal é a oval. Por isso procuramos alcançar este formato ao aplicar a maquiagem. Não é um critério absoluto de beleza, pois o encanto do rosto também depende de todos os elementos que o compõem, como os olhos, a testa, o queixo e o tom da pele, que lhe proporcionam sua característica e sua individualidade.

 

 

As técnicas de visagismo, usadas para equilibrar a face, devem ter um resultado sutil. Doses excessivas de correção podem deixar a aparência fake e pesada.

Poderíamos considerar apenas seis deles, pois alguns, no que se refere à maquiagem, são tratados de maneira quase igual. Assim, um rosto redondo e um rosto quadrado exigem mais ou menos o mesmo tratamento; o mesmo ocorre com os rostos retangulares e oblongos.

A primeira coisa a fazer para determinar a forma do rosto é examinar o maxilar. É o maxilar inferior que dá a forma e a largura à parte de baixo do rosto.

Se o queixo for arredondado, o rosto será quadrado, retangular ou talvez triangular/pera. Se o queixo for pontudo e o maxilar em diagonal, o rosto terá a forma hexagonal, losango ou será triangular.

Rosto oval: o formato ovalado requer a correção em doses homeopáticas. Segundo os especialistas, o rosto oval é visto pelo cérebro como o mais harmonioso entre todos. A dica para acentuar traços quase perfeitos é utilizar, um blush em meia lua. 

Rosto redondo: esta face pede truques para afinar o formato arredondado. As marcações devem ser em traços mais retos e esfumados na testa, maxilar e abaixo das maçãs do rosto para dar a ilusão de um rosto mais fino.Atenção: esfume bem e não chegue muito perto do nariz, pois o efeito ficará pesado. Deposite um blush escuro de forma mais diagonal na bochecha. 

Rosto quadrado: as medidas da largura do maxilar e da testa são parecidas, formando ângulos retos, que deixam a fisionomia dura. Para suavizá-la, faça a correção nas “pontas” desse rosto. Faça sombreamentos em 

meia lua, assim como o uso de blush, para tirar a impressão de um rosto tão quadrado.

Rosto triangular invertido: o rosto triangular apresenta um excessivo volume na zona inferior e estreito das têmporas até a testa. As maçãs do rosto são bem saltadas. O ideal é buscar sombrear pouco as laterais da testa, usar blush de forma reta nas maçãs e evitar iluminações em triângulos invertidos.

Rosto retangular: faces compridas, com a altura em desacordo com a largura, tiram a leveza do rosto. O truque para adicionar volume extra onde não há é pincelar um blush na maçã do rosto, puxar em direção à orelha, criando um alinhamento horizontal. Com pó mais escuro, aplique pinceladas ao longo da testa (trace uma faixa larga logo abaixo da linha do cabelo). Use o mesmo para pincelar a ponta do queixo e o maxilar.

Uma dica que auxilia medir a forma do rosto: aplicando um lápis verticalmente sobre as maçãs do rosto você poderá ver se as têmporas são mais largas que o maxilar. Por exemplo, no caso de um rosto oval, você vai constatar que as têmporas (desde a raiz dos cabelos) são levemente mais largas que o ponto mais largo do maxilar. Ou medindo seu rosto a partir de uma foto tirada de frente.

 Atenção!

A parte inferior de cada uma dessas formas pode se tornar mais pesada com a idade, que age como um peso sobre as faces, maxilar e pescoço. Este peso rompe a harmonia do rosto se for causado pela passagem do tempo. Você verá adiante, na fase dos contornos, como corrigi-lo usando um contorno escuro. Se for jovem, o peso natural pode ser harmonizado.

 

Dicas para deixar um rosto mais harmonioso:

Use corretivo ou pó para marcar escultura de traços. Tente criar os contrastes trabalhando primeiro com uma textura e depois com a outra para perceber com qual delas se sente mais à vontade. Tenha por perto uma cor mais clara, outra mais escura e um iluminador. Não é fácil aplicar uma forma geométrica a um rosto, pois ele é feito de concavidades e saliências.